HISTÓRICO.:

Fundada em 01 de Maio de 1957, pelos senhores Padre Adão bombach, José de Almeida, Luiz Rieira e outros. Iniciou seus ensaios no Salão Paroquial da Igreja São José, sendo que cada musico com seu próprio instrumento. Apos 2 anos passou a fazer ensaios no Club Operário, hoje extinto, por um ano, dai para a sapataria do musico Sebastião Mestiço e posteriormente para um barracão construído nos fundos da residência do Maestro José Candido Rocha, o "Seu Juca Rocha".

Em 27 de Outubro de  1959, por meio da Lei Municipal 415 o então Prefeito Vicente Villela Viana doou o terreno onde hoje se encontra a sede da Corporação Musical Lira São José, sendo a construção feita com doações e mão de obra em regime de mutirão dos próprios músicos e outros.

Em 27 de Novembro de 1967 por meio da Lei Municipal 766 o então Prefeito Luiz Carlos Tigre Maia declarou de Utilidade Publica a Lira São José.

Em 27 de Novembro de 1975 teve seu registro na coordenadoria de Cultura do Estado de Minas Gerais, sob o numero 091.

A Lira São José sempre manteve uma escola de musica gratuita, com finalidade de formar músicos para a própria corporação, e hoje com o objetivo maior de tentar retirar os adolescentes das ruas.

E preciso ressaltar que durante seus 53 anos de existência nunca teve suas atividades totalmente paralisadas, apesar das dificuldades.

 

 

 

CURIOSIDADES.:

 

 

"Antes da Lira, tinha a banda do seu Martins, que funcionou vários anos, mas era dele mesmo. Depois que formou a Lira São José, tinha a banda da Antiga Imbel, mas era do exército. Depois, por causa das brigas entre eles lá, chegou  um coronel, acabou com a festa, acabou com a banda, ficou só a Lira, que permanece até hoje". Vanderlin Roxael, membro que participou da Fundação da Lira.

Como surgiu a Lira São José.:

A Lira foi fundada em 01 de Maio de 1957, como diz o Sr. Vanderlin:

"... Mas 1º de Maio de 1957 foi o primeiro dia que ela tava preparada pra sai na rua, ela deve tê começado o ensaio em outubro, novembro de 56."

A Lira São José nos seus primeiros anos de sua formação entre 1957 até 1960, como nos mostra o seu histórico, teve uma certa estabilidade em termos de local para a realização dos ensaios, pois os mesmos eram realizados no Salão Paroquial da Igreja São José: "Ah, animava muita festa aqui na Igreja São José, então quase todo mês tinha! Aliás, todo domingo a banda tocava na Igreja São José. A banda inteirinha, com baixo e tuba, a banda completa, 38, 40 figuras na época né!". Vanderlin Roxael.

Após esses anos foram despejados da Igreja São José, que não conhecemos as reais causas desse despejo, mas que não exclui a hipótese de, já nessa época, a Lira ter perdido sua função inicial, pois segundo seu histórico ela "surgiu da necessidade de o bairro da Boa Vista tivesse uma banda que pudesse abrilhantar as festividades da semana Santa daquele ano. O que realmente aconteceu, tendo o Salão paroquial da Igreja São José como sede para os ensaios, até cerca do ano de 1960. E o Sr. Vanderlin confirma e continua...

"Ai nos reunimos os músicos, arrumamos o repertório, começamos em cima da Igreja São José, no salão; e ai formou a banda. O pessoal compro na época, que eu me lembro, um par de tuba, um bumbo, um par de prato e um sax tenor. O resto, cada um tinha o seu instrumento. Ai formo a banda mais ou menos umas 43 pessoas, 45. E dai quando nós fomos despejados da Igreja São José, fomo pro antigo Clube Operário, antiga codorna... e lá a gente fazia ensaio toda semana, depois nós fomos despejados de lá, viemos pra sapataria do Sebastião Mestiço, aqui na Miguel Braga, ficamos muito tempo, terminávamos o ensaio, iamos para casa com o instrumento, no dia do ensaio levava, aquela mão-de-obra... Depois passamos pra casa do Sebastião Mestiço aqui na Vila Rubens. Depois, Juca Rocha, que era maestro da banda, arrumou uma casa na rua onde eu moro hoje. Tinha um Barracão lá, fizemos um barracão no quintal da casa dele. Lá nos fazia o ensaio".

Essas dificuldades em relação ao local de ensaio vão ter seu término, como nos mostra o histórico, em Outubro de 1959 quando o prefeito Vicente Vilela Viana doou o terreno para a construção da sede própria, inaugurando o salão provisório em fins de 1963. Podemos observar claramente com as falas do Sr. Vanderlin.:

" Até que o ex-prefeito Vicente Vilela Viana doou esse terreno, ai o Juca Rocha, um grande batalhador da Lira, foi comigo em outra cidade. E naquela época de vaca gorda, como se diz né, não faltou quem não colaborasse. Colaboro, fizemos esse primeiro prédio... acho que em 67, não me recordo mais. O Dr. Edson Mauad, eu, o Juca, tivemos a idéia de ampliar mais uns 2 metros pra frente lá, senão a prefeitura nos ia tomar o terreno. Ai nos fizemos a ampliação e o prédio ai em cima. Ai do Dr. Edson Mauad, do Rotary Club, na cabeça né,  puxando a turma... foi construído o segundo pavimento, onde hoje o aluguel lá de cima, a renda lá de cima, ajuda nas despesas da banda."

Bibliografia.:

-Trabalho de História Oral de autoria de Fernanda Clélia dos Santos e Antonio Neder Neto.

-Livros Ata da Corporação.